Em que posso ajudá-lo (a)?
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Filtro de Água

Melhor Franquia Revenda de Filtro de Água Franquia para investir Investir em Franquia Microfranquia de Saude



Franquia de Filtro de Agua Revendedor de Filtro de Agua Alcalina Melhor Franquia de Filtro de Agua



Melhor Franquia Revenda de Filtro de Água Franquia para investir Investir em Franquia Microfranquia de Saude



Franquia de Filtro de Agua Revendedor de Filtro de Agua Alcalina Melhor Franquia de Filtro de Agua



Portugues
English
Spanish
Entre as principais vias de contaminação, estão por exemplo descartes inadequados de frascos contendo fármacos.


Como os fármacos contaminam a água que você bebe? Franquia de Filtro de Agua Revendedor de Filtro de Agua Alcalina Melhor Franquia de Filtro de Agua

Como os fármacos contaminam a água que você bebe?

O pesquisador da faculdade de saúde pública da USP Carlos Eduardo Matos em sua tese, orientada pela professora Adelaide Nardocci da FSP, publicada em 2015 analisou amostras de água e constatou a presença de Dipirona,Cloroquina, Amoxicilina e outros medicamentos que podem ter,  inclusive potencial cancerígeno.

Para o pesquisador, esses fármacos entram em contato com as redes de água por diversos modos diferentes sendo até mesmo impossível rastrear todos os caminhos que  eles seguem até chegar aos rios que abastecem nossas cidades. Entre as principais vias de contaminação, estão por exemplo descartes inadequados de frascos contendo fármacos. Uma vez colocados em contato com a natureza através dos lixões, seus princípios ativos são levados até o fundo do solo e atingem o lençol freático, ou ainda são levados pelas águas da chuva até o rio mais próximo.

Outro meio pelo qual os fármacos entram em contato com a água que bebemos é a rede de esgoto, já que muitos deles são eliminados pela urina e pelas fezes.
Uma vez depositados nos mananciais e chegando com frequência nas torneiras das residências, espera-se que o uso involuntário destas substâncias ocorra de maneira sistemática, rotineira e por longo período de tempo resultando em problemas de saúde variados, desde a desregulação endócrina até o temível  câncer.

 

O que são fármacos?

De acordo com orientação da ANVISA a agência nacional de vigilância sanitária, órgão do governo responsável por organizar os serviços de saúde em todo o território nacional, fármacos são os princípios ativos dos medicamentos.

Medicamento, por sua vez, é o produto farmacêutico concebido com objetivo de produzir cura, melhora, profilaxia e diagnóstico de doenças.

Tendo isso em mente, é fácil imaginar que todos nós, em algum momento utilizamos fármacos em nosso dia a dia.
Quem nunca tomou um comprimido de dipirona porque estava com muita dor de cabeça?

Que o digam os soldados que, antes da invenção da Penicilina, Amoxicilina e outros antibióticos morriam nos campos de batalha muito mais por complicações por uma ponta de faca enferrujada do que pelos tiros do inimigo.

Mas, apesar de todo o benefício, qualidade de vida  e longevidade que devemos aos fármacos, temos também um  revés importante relacionado a este assunto  e que precisa ser abordado por toda a sociedade até que se encontre solução para uma situação que está evoluindo rapidamente para o status de problema de saúde pública.

 

Doutor, posso tomar água da torneira?

Tendo em vista o cenário quase apocalíptico descrito acima, é possível dizer que sim, você pode beber água da torneira, mas... Mas precisa decidir se vale a pena confiar que a longo prazo não haverá nenhuma outra complicação pelo excesso de consumo destes fármacos, além de muitos outros elementos a serem considerados. Em muitos locais o excesso de cloro por exemplo é também um fator a se considerar no momento de fazer a escolha de consumir água diretamente da torneira.

Outro fator que precisa ser considerado é a qualidade do encanamento que leva a água até a sua casa. Canos enferrujados e em mal estado de conservação podem deixar a água também com sua qualidade comprometida.

Você sabia que em algumas regiões do Brasil perde-se até 40 % da água captada nos rios por causa de vazamentos que ocorrem nos encanamentos das empresas que fazem o transporte da água até nossas casas?

 

E o filtro de barro é bom?

O saudosismo que nos leva de volta ao passado é importante para nos dar referências para que nos guiemos com segurança no futuro, disto não há dúvidas. O que nos deve levantar, contudo, questionamentos é quando o assunto deixa de considerar novos elementos no cenário. Ok, vou explicar em língua portuguesa de maneira bem simples para não ser mal interpretado:

Sua mãe, antigamente, utilizava um sistema bastante simples de filtragem e uma vez por semana, geralmente às sextas feiras, lavava a vela do filtro com sal ( já ouvi relatos que se fazia isso com açúcar também).

É bem fácil entender que esse ato, de lavar a vela do filtro de barro com sal é muito inteligente pois mata os micro-organismos através de um processo de osmose. Em poucas palavras, sua mãe matava as bactérias por processo de desidratação. É o mesmo que os médicos fazem no hospital quando aplicam diretamente açúcar em uma ferida para eliminar alguma infecção que não responde bem aos antibióticos.

Então qual seria o problema de utilizar um sistema tão simples hoje em dia? Problema não tem, mas leve em consideração que este sistema é ineficiente contra metais pesados e fármacos, coisa que não existia quando você era criança. Entendeu agora o que eu quis dizer com novos elementos no cenário?

 

A água das minas é segura?

Depende! Existem casas, prédios, plantações que utilizam defensivos agrícolas ou lixões em áreas próximas à mina em questão? Se sim, é muito importante que você procure saber se os órgãos do governo responsáveis pela gestão da água em seu município estão monitorando a qualidade desta água com frequência.

É preciso ter em mente que os tempos mudaram. Os processos produtivos das indústrias e do agronegócio, as ocupações humanas e o acúmulo de lixo mudaram de maneira substancial a relação do ser humano com os recursos hídricos.

 

Existe alguma solução para a questão da qualidade da água?


A boa notícia é que a tecnologia e a ciência moderna estão preparadas para evitar esse mal através dos purificadores de água Top Life que possuem laudo técnico demonstrando eficiência comprovada na redução expressiva  da cloroquina e outros fármacos da água.

O mecanismo de ação destes purificadores conta com 9 etapas de filtragem para não deixar escapar nada do que for realmente necessário depurar da água.

Além disto, os purificadores Top Life também contam com sistema que transforma a sua água em água alcalina, conferindo propriedades mineralógicas que não são encontradas em purificadores de água comuns.

Seja TOP você também!

 



Data: 17/09/2022