Em que posso ajudá-lo (a)?
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Filtro de Água

Melhor Franquia Revenda de Filtro de Água Franquia para investir Investir em Franquia Microfranquia de Saude



Franquia de Filtro de Agua Revendedor de Filtro de Agua Alcalina Melhor Franquia de Filtro de Agua



Melhor Franquia Revenda de Filtro de Água Franquia para investir Investir em Franquia Microfranquia de Saude



Franquia de Filtro de Agua Revendedor de Filtro de Agua Alcalina Melhor Franquia de Filtro de Agua



Portugues
English
Spanish
Cloro na água da sua torneira


Cloro na água faz mal para a saúde? Franquia de Filtro de Agua Revendedor de Filtro de Agua Alcalina Melhor Franquia de Filtro de Agua

Cloro na água faz mal para a saúde?

Primeiro, vamos entender um pouco mais do que é o cloro, tão comum em nossas vidas. Mais comum até do que você imagina, este elemento com número atômico 17 da tabela periódica está presente no nosso dia a dia em diversos produtos que utilizamos, como por exemplo:

1. A partir do cloropreno  é produzido o polímero neoprene, uma borracha sintética utilizada nas roupas de mergulho e de praticantes de surfe.

2. O cloreto de potássio, usado no tratamento de câncer.

3. Os cloretos de zinco e de alumínio, ambos usados em desodorantes e antitranspirantes.

4. Tintas, artigos esportivos, geradores eólicos, revestimento de concreto, móveis, placas de circuito de computador ...

5. Se você fosse um soldado alemão na Primeira Guerra Mundial,  ficaria feliz em saber que o potencial de letalidade deste elemento na forma de  gás ultrapassou os limites previstos pelos comandantes, pois além de matar lenta e dolorosamente, ainda deixava os inimigos apavorados quando a sua névoa branca era vista ao longe.

Em resumo, trata-se de um elemento do qual se espera tudo, desde tratamentos de saúde até fabricação de armas químicas, e é isso o que sai pela sua torneira quando você sente um cheiro ácido característico acompanhado de uma brancura incomum para a água. Agora, para responder com segurança se faz mal ou não, precisamos antes saber das quantidades de cloro que você anda ingerindo junto com o arroz e o feijão que saem da sua cozinha.

Cloro na água da sua torneira

Que o tempo em que estamos vivendo é muito diferente dos tempos passados é fácil observar, mas quando as moçoilas apaixonadas aparecem desejando um mundo cheio de flores e natureza verdejante como nos filmes de época, faz-se necessário compreender que, a despeito das muitas desvantagens que a poluição global nos traz, temos alguns trunfos a serem comemorados. Uma das grandes vitórias do nosso tempo, inclusive, é a água boa para consumo. Embora pareça uma afirmação lastreada no óbvio, água livre de microrganismos para consumo de comunidades inteiras é uma realidade experimentada em larga escala há pouco tempo na história da humanidade. Populações inteiras já desapareceram da face da Terra por contaminação de poços e rios. É aí que entra a necessidade de os governos adicionarem cloro na água, com objetivo de torná-la boa para consumo humano.

Afinal, cloro faz mal para a saúde?

Em uma resposta bem direta sim, faz e muito!

Lembre-se que os soldados na guerra utilizavam essa mesma substância como

arma química.

As portarias do Ministério da Saúde que tratam da potabilidade das águas que bebemos trazem os limites de cloro entre 0,5 mg /L no mínimo e 2mg/L no máximo. Isso significa dizer que a nossa segurança em consumir água com cloro está no rigoroso controle da quantidade residual que nosso corpo está absorvendo. A grande dúvida aqui então, é: A água que sai pela sua torneira está dentro deste rigoroso padrão estabelecido pelo ministério da saúde na Portaria da Consolidação nº 5/2017? (confira a portaria aqui)

 

Água contaminada com cloro

Segundo a empresa Repórter Brasil, 763 municípios apresentaram contaminações com produtos químicos e radioativos no Brasil.

Os dados apresentados por esta empresa podem ser conferidos aqui.   ou https://mapadaagua.reporterbrasil.org.br/

Lá, você pode pesquisar por município os elementos que foram encontrados  nas águas, como nos exemplos abaixo:

Em Itapetininga-SP foi detectada a presença de  ácidos haloacéticos

Em Saltinho-SP foi detectada a presença de  ácidos haloacéticos e trihalometanos

Em São Paulo-SP foi detectada a presença de  ácidos haloacéticos , trihalometanos e Antimônio.

Continuando a pesquisa, muitos outros nomes vão surgindo e expondo os poucos cuidados que temos com as águas que saem das nossas torneiras.

Embora o foco aqui seja tratar do cloro, note que existem também muitos metais pesados presentes nas águas que as pessoas consomem no dia a dia.

 

Quais problemas de saúde o cloro em excesso pode causar?

Aumento do risco de doenças do coração.

Aumento do risco de câncer

Aumento do risco de bronquite e asma

Problemas de tireoide;

Náuseas e indigestão.

E mais uma série de problemas que podem fazer aumentar bastante esta lista.

 

Se eu beber água com cloro da piscina, tem problema?

Isso vai depender essencialmente de dois fatores:

1. A quantidade de cloro adicionada à água da piscina.

2. A quantidade de água engolida.

A concentração de cloro pode tornar os casos de intoxicação mais comuns, mas é bom também saber que ingerir a água com cloro não é a única maneira de ser intoxicado pelo cloro da piscina, já que as reações químicas desta substância liberam um gás que pode também intoxicar.

As crianças -principalmente- devem ser bem observadas após banhos de piscina e caso apresentem vômitos, inchaços, pele e olhos irritados, ou outros sintomas, é bom procurar orientação médica.

Existe algum jeito de eliminar cloro da água que eu bebo?

Sim, existe.

A Top Life fabrica purificadores de água que contam com até 9 etapas de filtragem e conseguem remover das águas que você e sua família bebem, uma série de produtos nocivos ao seu organismo, entre eles:

Outro grande benefício dos purificadores Top Life é o botão de ozônio, que acrescenta oxigênio na água e com isso permite a remoção de agrotóxicos da superfície dos alimentos.

Nestes tempos em que as indústrias despejam toneladas de detritos não tratados na natureza, além de bilhões de toneladas de poluição no ar, ter uma maneira de retirar estes resíduos das águas que nossos filhos bebem é como ter um poço seguro em casa.
Bom seria que todos os purificadores pudessem retirar esses elementos tóxicos das águas.
Com os purificadores Top Life a água que sua família consome é confiável e segura.
Tenha em casa um Top Life você também!

Siga nosso perfil e saiba mais!



Data: 16/10/2022




Compartilhar: